Coloquei alguma transparência nos tiros do jogador, algo que já tinha testado no nosso jogo anterior, e melhora bastante a visibilidade dos tiros inimigos. Talvez eu adicione como opção pro jogador decidir se quer assim ou não, e quão transparante.
Ainda estou às vezes morrendo para um tiro que não vi, talvez eu deva melhorar a questão de certos inimigos não atirarem à queima roupa. Ou talvez eu só esteja ficando velho mesmo.
Terminei o trabalho de ontem de testar as naves. Algumas só estão lá e não fazem nada (eu já sabia), mas fiquei surpreso que quase todas que foram inseridas estão funcionando OK. Uma ainda tá sem a bomba implementada, e outra estava crashando o jogo ao usar o teleport, mas já consertei. Uma nem "está lá" ainda, mas já tenho as mecânicas dela escritas. Falta.... tudo? É, falta tudo, faltam os sprites, a programação, tudo.
Agora, tem uma série de bugs visuais que são o tipo de coisa que quase ninguém repara, mas eu reparo. Basicamente são momentos em que o sprite da nave deveria ser o sem inclinação, mas aparece o último que foi usado (ou seja, se o jogador estava se movendo pro lado, aparece o sprite inclinado pra esse lado), ou às vezes simplesmente aparece o sprite da Reyka azul, porque esse é o "sprite padrão" da nave do jogador. No Sophstar original o jogo chegou a estar na Steam com alguns bugs desse tipo e ninguém reparar (eu corrigi posteriormente), mas esses eu posso resolver agora mesmo.
Eu preciso aprender a integrar o Gamemaker com o Git. Quando eu fiz o Sophstar, meu controle de versão era manual, como se eu estivesse em 1992 (Aliás, eu faço muita coisa como se eu estivesse em 1992. Acho legal já que o Sophstar deveria parecer um jogo de 1992, heh). Mas acho que tá na hora de usar um controle decente, mesmo que eu seja o único a mexer nesse código fonte. Ter algo automatizado é muito confortável para não usar, ainda mais de acordo com que meus projetos vão ficando maiores.
A Katha verde tava crashando o jogo ao atirar. Tem um código referenciando várias variáveis que não tenho ideia do porque nem existem, nem o que eu queria fazer ali. De qualquer forma, ao remover as variáveis alguma coisa funciona, e já sei o que quero implementar ali agora, a mecânica é maneira. É só fazer. Mas primeiro, pausa pra almoçar, talvez volte aqui hoje, talvez não, porque o projeto anterior ainda precisa trabalho também (e esse não tem log porque tem NDA :D )